7 PASSOS PARA UMA REFORMA DE SUCESSO
- Moro Pavei Construtora
- 12 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Você está preparado para reformar? Muitas vezes o sonho de dar aquela repaginada na casa vem junto com muita ansiedade e dúvidas se o investimento compensará. Será que não seria mais interessante construir do zero? Veja algumas vantagens e desvantagens de construir.
Então se a decisão é reformar, seguem esses 7 passos para você ter uma reforma de sucesso:
1 – Reflita: pense bem no objetivo da sua reforma, faz sentido para você? Saber o porquê você quer reformar e entender qual é o propósito, fará toda a diferença na decisão. Você quer reformar, pois você e sua família vivem anos no local e isso é muito importante para você ou você quer reformar para vender o imóvel?
2 – Ilustre: busque por todos os tipos de inspiração e seu estilo, passe para um arquiteto que ele irá entregar o projeto ideal para o seu sonho. Se conhecer é um caminho perfeito para evitar frustrações, então sempre que possível busque muitas referências que combinam com o seu estilo de vida, mas não deixe de contratar um arquiteto. Por mais que você encontre inúmeras fotos no Pinterest ou Instagram, reproduzir o que está na imagem não é tão simples. Existem medidas, materiais e funcionalidades que podem não ser compatíveis com o seu ambiente, e ser muito caro também.
3 – Crie limites: saiba exatamente quanto você pode investir, saber esse valor evitará frustrações futuras. Todo mundo tem o seu teto de gastos que pode ser despendido, para uma reforma não pode ser diferente. Subestimar o quanto você acredita que irá gastar é por o seu orçamento em risco e deixar a situação da sua família difícil. Portanto defina o orçamento, faça um EVF e fale com o seu profissional que ele irá buscar as melhores alternativas para o seu projeto caber no seu bolso.
4 – Investigue: com auxílio de um profissional, estude o seu imóvel para entenderem a estrutura e tudo que tem escondido. Não é incomum uma obra de reforma ter que ser toda repensada porque alguma estrutura ou encanamentos estão passando onde não foi previsto. Portanto, fazer uma boa investigação do imóvel nos locais onde serão feitas as maiores mudanças, é mais uma garantia de não ter surpresas e prejuízos durante a reforma.
5 – Proteja-se: faça com quem sabe fazer e tenha acordos bem definidos com todos os prestadores de serviços. Você com certeza tem uma história ou conhece alguém que levou prejuízo por contratar o prestador de serviço errado. Na lista dos maiores problemas de obra, a contratação da mão-de-obra deve ser bem pesquisada e a recomendação de quem conhece ainda vale muito. Outro ponto muito importante é fazer contrato e deixar muito bem claro a forma de pagamento.
6 – Fiscalize: acompanhe todos os serviços executados, controlando prazos, gastos e qualidade. Mesmo não sendo da área, faça o acompanhamento do que está sendo executado, faça perguntas, faça medições do que for possível e registre tudo que está sendo feito. Busque na internet um modelo de diário de obras e peça para alguém preencher todos os dias.
7 – Acalme-se: tenha paciência, cada etapa da obra é crucial para o bom resultado. Antecipar alguns serviços pode trazer alguns prejuízos não programados. Sabemos que a ansiedade de terminar logo uma reforma pode ser grande, mas pular algumas etapas ou antecipar outras pode por em risco o seu orçamento. Entender que alguns processos dependem de outros, como a instalação de móveis e a instalação de revestimento, é ter consciência de que um cronograma deve ser seguido para que o resultado saia como o esperado. O clichê que não deixa de ser útil é que a pressa sim, é inimiga da perfeição.
8 – Dica Extra: Contrate a Moro Pavei, aqui nós cuidamos de todos os processos, desde o projeto até a entrega da obra pronta. Isso é tranquilidade para a sua família e a garantia de melhor aproveitamento dos seus recursos.
Reformar é uma decisão muito particular de cada família, contudo o certo é que uma casa toda reformada é qualidade de vida!
Araranguá/SC - Moro Pavei Construtora
Imagem: fizkes / Shutterstock.com
Comentários