Quer construir, mas não sabe como começar? Segue essas dicas para uma obra de sucesso.
- Guilherme Pavei
- 10 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
São muitas as razões para querer construir uma casa. Pode ser para a realização de um sonho da casa própria, a família cresceu e precisam de mais espaço, saindo da casa dos pais para começar a vida independente ou para investimento em imóveis para locação, não importa o objetivo, o caminho é o mesmo, e estar preparado para a jornada da construção começa muito antes da primeira escavação.
1 – Seja realista: Você está decidido, vai construir, o primeiro passo é estabelecer o tamanho do seu objetivo, traçar uma visão realista que vai caber no seu orçamento e não fará você passar sufoco no processo. Infelizmente muitas famílias acabam não finalizando a obra ou se endividando para terminarem a obra, gerando um desgaste emocional que não precisava ter se esse primeiro passo fosse muito bem pensado.
2 – Faça com quem entenda: Um ditado popular que cabe muito bem com construir é “o barato sai caro”. Nosso País possui a cultura de que todos sabem construir ou entendem de tudo, aliado aos inúmeros conteúdos disponíveis na internet, todos somos um pouco pedreiro, arquiteto e engenheiro, mas isso é muito arriscado quando falamos da obra como um todo. Fazer um projeto com um arquiteto é investimento, ele vai pensar e aplicar todo o seu conhecimento para fazer o melhor projeto que caiba no seu bolso, aproveitando cada espaço precioso do seu terreno sem desperdícios.
3 – Construa com quem se preocupa: Não adianta ter um belo projeto arquitetônico, com revestimentos lindos se não for bem executado. Aqui mais uma vez podemos falar que todos somos um pouco de tudo, porém contratar uma empresa séria deve ser visto como investimento. Você deve pensar que o valor para construir deve ser muito bem aplicado, com uma construtora você além de não ter o estresse de ter que contratar cada profissional, comprar todos os materiais e acompanhar os serviços executados sabe que terá alguém trabalhando para que todos os recursos sejam utilizados de maneira otimizada.
4 – Planejamento sempre: Todas as metas precisam de ações planejadas para serem alcançadas e com obra não é diferente. Durante o processo de elaboração do projeto arquitetônico, você já deve começar a realizar um estudo se aquele caminho tomado pelo arquiteto está dentro da sua capacidade financeira. Para isso você pode contratar serviços de Estudo de Viabilidade Financeira - EVF, que será um bom guia orçamentário para todas as tomadas de decisão. Aliado ao EVF, o orçamento executivo é de extrema importância para você ter o valor total que será necessário para finalizar a sua obra.
5 - Projeto deve se tornar obra concluída: Você tem um arquiteto, você tem todos os projetos, fez orçamento e contratou uma construtora, tudo correndo muito bem, então agora é sempre pedir prazos e acompanhar o planejamento de execução elaborado. Imprevistos sempre podem acontecer e compreender o momento certo para tomar certas decisões podem salvar o seu orçamento.
Construir não pode ser visto como algo negativo, pois é a concretização física dos seus objetivos. Se você seguir essas dicas tenha certeza de que estará muito bem garantido e evitará muita dor de cabeça se fosse construir por conta própria.
Aqui na Moro Pavei Construtora possuímos uma metodologia que você consegue visualizar e entender todo o processo de elaboração e construção, com planejamento bem estruturado e muita transparência, pensando sempre no melhor para quem vai construir. Dê uma olhada no nosso jeito de construir e tire suas dúvidas.
Comentários