Você conhece como funciona uma execução por gestão de obra?
- Moro Pavei Construtora
- 31 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2023
Como em toda construção, você precisa contratar a mão de obra: pedreiros, serventes, armadores, carpinteiros, pintores, eletricistas e por aí vai. Muitas pessoas acabam contratando um arquiteto para realizar o seu projeto pensando que ele será responsável por fiscalizar a obra, e muitos arquitetos acabam fiscalizando a obra sem que essa seja de sua atribuição, pois o resultado pode comprometer o seu trabalho.
Mas então, quem contrata e controla todos os serviços a serem executados? Os donos da obra.
Aqui eles podem optar por dois caminhos: eles contratam e controlam tudo ou fecham com uma construtora. Simples assim. Porém quando falamos em construtoras, existem vários modelos de negócio. O comum é a construtora passar o preço fechado da obra, com todos os materiais, mão de obra e lucro da empresa, o que chamamos de empreitada global.
Um outro modelo de negócio é por gestão de obra, como nós da Moro Pavei Construtora trabalhamos. Esse método de construir é uma forma mais eficiente e seguro para quem contratou e para a empresa. Aqui o valor cobrado é calculado sobre um orçamento executivo realizado exclusivamente para cada projeto, ou seja, o valor varia conforme a complexidade do projeto.
Mas então, onde está a vantagem? A maior vantagem desse sistema é que a obra está sob controle dos donos da obra, e não da construtora. Com o preço fechado, você não tem a liberdade para alterar algum tipo de material para economizar, você até pode substituir, mas o desconto não será dado; do contrário também não é favorável. Digamos que você resolveu colocar um porcelanato mais caro que o de projeto, você terá que pagar a mais para poder ter esse revestimento, e não adianta querer economizar em outros pontos.
Outro ponto importante é o aumento do preço dos materiais e mão de obra. Um projeto pode levar até um ano para começar a ser executado, tempo suficiente para que os preços oscilem muito, deixando o valor inicial defasado. Se você opta por empreitada global, você quer que a sua obra fique dentro do valor combinado, e nada mais, porém para a construtora não ficar no prejuízo, é comum a cobrança de aditivos ou até mesmo o abandono da construção e ter que entrar na justiça para tentar resolver a situação.
Sabe onde isso não ocorre? Na execução por gestão de obra! Nesse sistema se os preços aumentarem, você tem a autonomia de trocar o que quiser e ter esse desconto de fato e o pagamento pela gestão acompanha o valor, ou seja, também reduz.
Ok, mas como é cobrado por esse serviço?
Do mesmo jeito que qualquer empresa cobra pelos seus serviços: com custos fixos e uma margem de lucro. Aqui na Moro Pavei Construtora cobramos de acordo com a complexidade de obra, uma parcela fixa e uma taxa de administração sobre o orçamento da obra, taxa essa que varia conforme o item: aqueles que demandam muito controle a taxa é um pouco maior daqueles em que o valor agregado é alto, como revestimentos, pois entendemos que não é ético buscar lucro sobre algo que já tem controle de qualidade industrial.
Você pode fazer as contas, no final o valor investido por gestão de obra é inferior ao da empreitada global, mais seguro e transparente.
Quer conhecer mais sobre gestão de obra? Fala com a gente e tire suas dúvidas.
Moro Pavei, do sonhar ao executar.
Araranguá/Santa Catarina - construção e reforma
Comentários